Com nova turma prevista para março de 2024, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) lançou o edital de seleção de alunos.
Ao todo, são ofertadas 30 vagas, com reservas de cotas: acesso universal, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado não tem mensalidades, mas para concorrer a uma das vagas é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150.
“É possível solicitar isenção do pagamento da taxa até 15 de dezembro de 2023. A gratuidade é para pessoas interessadas que comprovem ser membro de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no que confere a renda abaixo de 1,5 salário mínimo per capita mensal”, ressaltou o IFRS.
O período de inscrições para a seleção, por meio do formulário eletrônico que consta no edital, vai de 2 a 30 de janeiro de janeiro de 2024. O prazo limite para pagamento da taxa vai até 30 de janeiro de 2024.
Para a inscrição, o candidato deve anexar no formulário eletrônico os seguintes documentos, que devem estar na extensão .pdf:
a) comprovante de pagamento;
b) pré-projeto de pesquisa (conforme orientações no ANEXO VII) e
c) currículo Lattes atualizado a partir de 02 de janeiro de 2024.
Sobre o mestrado
O Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS tem Conceito 4 na avaliação da Capes e é multicampi: com aulas nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz do IFRS. Possui duas linhas de pesquisa:
• Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa científico/tecnológica propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.
• Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa propõe o estudo do processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.