TECNOLOGIA

Passagem da Trensurb poderá ser paga com QR Code gerado no celular

Por meio de um aplicativo, passageiros geram um código que dispensa uso do cartão físico e dinheiro vivo nas estações da Trensurb.

Trem chegando na estação Rodoviária/Trensurb, com prédio da SSP ao fundo. Crédito: Luiz Soares / arquivo / Trensurb

O metrô de Porto Alegre e Região Metropolitana agora conta com uma nova modalidade de pagamento da passagem, que dispensa o uso do cartão físico de transporte ou ida às bilheterias: o QR Code gerado no celular, lançado pelo aplicativo KIM em parceria com o TEU!.

A modalidade já é oferecida pelo aplicativo em capitais como Belo Horizonte e Vitória, entre outras cidades do país, e vai facilitar ainda mais a vida dos gaúchos.

O processo é todo digital e, para usar o QR Code, é preciso baixar o aplicativo KIM, disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Após escolher a opção “QR Code Transporte”, dentro da aba do cartão TEU!, o passageiro deve definir um valor, entre R$ 4,50 e R$ 300, e realizar o pagamento da recarga do seu cartão virtual no aplicativo – possível por meio do PIX.

Depois, será preciso gerar um QR Code, que tem validade de 1 hora. Para passar nas catracas do TEU! nas estações, basta selecionar na tela do validador a opção de pagar com QR Code e mostrar o código gerado pelo celular na câmera do validador.

Caso o QR Code não seja utilizado dentro do prazo, o saldo volta para a carteira e será necessário gerar um novo código. O valor será debitado do saldo somente após o QR Code ser utilizado.

Alternativa 

A iniciativa oferece mais uma alternativa aos passageiros que não tem o cartão TEU físico, atendendo também aos turistas. Os usuários seguem com a opção de recarregar o TEU! pelo aplicativo KIM.

Por enquanto, essa forma de pagamento por QR Code estará disponível somente para uso nos validadores do TEU! nas estações da Trensurb.