A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), uma operação de enfrentamento à prática recorrente de homicídios em Porto Alegre e Região Metropolitana. Entre os crimes cometidos pela facção está a execução a tiros de um idoso de 70 anos, em Alvorada, no ano passado. Segundo a investigação, a vítima teria se negado a entregar sua casa ao tráfico de drogas.
A morte do idoso ocorreu no bairro Umbu, em Alvorada. O local fora dominado pela facção que comandava o tráfico de drogas no centro de Porto Alegre desde o ano de 2021. Além da morte do idoso, esta extensão do controle da prática criminosa resultou em diversos outros homicídios, principalmente contra membros da facção rival, mas também contra pessoas com dívida com a facção.
A “Operação Faciem” ocorre em parceria com a Brigada Militar e visa desarticular parte de estrutura de organização criminosa ligada ao tráfico de armas e entorpecentes. São 35 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Alvorada, Porto Alegre, Gravataí, Viamão e Canoas. Sete pessoas foram presas.
Segundo o delegado Edimar Machado de Souza, o grupo criminoso é suspeito de participação em pelo menos 16 homicídios consumados e 3 tentados desde o mês de abril de 2022. As investigações destes crimes já levou ao cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva, duas internações de adolescentes e 21 mandados de busca e apreensão, inclusive na cela da liderança que comanda os homicídios e está recolhida em um dos presídios do complexo de Charqueadas.