A previsão do tempo aponta o avanço de uma frente fria sobre todo o território gaúcho ao longo desta segunda-feira (30). O fenômeno favorece instabilidades, afirma a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul). Não está descartada chuva forte, assim como queda de granizo e rajadas de vento.
Na mesma linha, a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS) destaca que o céu permanecerá de nublado a encoberto. Deve haver, segundo a secretaria, chuvas isoladas na maioria das regiões. Esta situação do clima se deve à influência de uma baixa pressão combinada com o fluxo de umidade.
Também o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já tem um alerta amarelo, de baixa intensidade, para tempestades na metade norte. Ele á válido para a manhã desta segunda-feira (confira no mapa).
Em Porto Alegre, há previsão de chuva forte, com máxima de 28ºC. Em Caxias do Sul, na Serra, a chuva será moderada, com temperaturas um pouco mais baixas que as da Capital. Pelotas, no Sul, terá chuva leve, com máxima de 18ºC. Em Santa Maria, na Região Central, também haverá chuva leve, com 21ºC de máxima. E em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, há previsão de tempo nublado, com máxima também de 21ºC.
Sequência da semana
Na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º), uma área de baixa pressão ainda favorece a condição de chuva pontualmente forte na metade Norte do Estado. A tendência é que as instabilidades siga atuando sobre praticamente todo o território até a quinta-feira (2).
Conforme a Sema, assim como na última semana, este novo período deve ser marcado pelas chuvas mais irregulares e com volumes elevados restritos à metade Norte. Dessa forma, no Noroeste, Norte e Nordeste, o volume de chuva tende a ficar bem acima do esperado. A Seapi aponta que, nessas áreas, os totais previstos deverão variar entre 65 e 100 mm, podendo superar 150 mm em diversas localidades.
Já faixa central deve ficar ligeiramente acima da média, e, por fim, na Campanha e extremo Sul, abaixo. A previsão da Seapi é que os acumulados esperados devem oscilar entre 20 e 50 mm na maioria das regiões.