INCLUSÃO

Porto Alegre terá mais 421 profissionais para atender alunos com deficiência

Entre os profissionais estão psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e agentes de Educação Inclusiva

alunos do ensino público de Porto Alegre sentados em cadeiras durante um dia de aula
Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre implementou, nesta sexta-feira (20), o programa Incluir+POA. Serão disponibilizados 421 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e agentes de Educação Inclusiva. Deste total, serão 357 agentes de Educação Inclusiva, que vão se somar aos atuais monitores onde há maior necessidade

Nos últimos dias, foram chamados mais 34 monitores aprovados no Concurso Público 604, homologado em 9/3/2021. Este concurso teve 551 aprovados e, até este momento, foram chamados 420 candidatos, o que representa um aproveitamento de 76%. O concurso é válido até 10/3/2025.

“Garantir a inclusão é um dos muitos desafios para termos uma educação pública de qualidade. Educação não é gasto, é investimento. Por isso, precisamos seguir qualificando as políticas públicas para quem mais precisa e gerar oportunidades de futuro”, disse o prefeito Sebastião Melo. Ele assinou o termo de cooperação para implantação do programa no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela.

A iniciativa Incluir+POA é da Smed (Secretaria Municipal de Educação), em acordo com a Defensoria Pública e com o Ministério Público. A iniciativa busca qualificar o atendimento aos mais de 3 mil alunos com deficiência matriculados na rede municipal.

Parcerias

A chegada dos novos profissionais se dará por meio de parceria com o Terceiro Setor. O edital de chamamento público às organizações da sociedade civil foi divulgado em julho e contou com a participação de nove instituições. A organização classificada foi a Abess (Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social).

O modelo de parceria com o Terceiro Setor foi implantado na Educação de Porto Alegre em 1990. Atualmente, a prefeitura conta com 215 instituições parceiras, principalmente para atendimento da Educação Infantil.