O Farol Santander apresenta a trajetória do biólogo inglês Charles Darwin na exposição “Darwin – Origens & Evolução”, que reúne 332 peças entre acervos de coleções biológicas – como animais taxidermizados e fósseis – gravuras históricas, textos críticos, iconografia, obras de arte e peças interativas. Planeje sua visita neste link.
A exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução. A mostra itinerante, que já impactou milhares de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro, acontece de forma inédita em Porto Alegre, ficando em exibição de 17 de outubro a 14 de janeiro de 2024.
O espaço fica aberto de terça a sábado das 10h às 19h. E nos Domingos e feriados das 11h às 18h. Em todos os dias, o último acesso para visitação ocorre 1h antes de fechar o espaço.
A mostra traz aspectos da história e da paisagem do Cone Sul, seus povos ancestrais e a vida marinha, numa história que remonta a doze milênios, quando grupos de caçadores e coletores nativos desbravaram o vasto território que hoje constitui o estado.
Para isso, conta com a parceria de acervos de museus locais e artistas que reforçam a conversa entre a arte e a ciência, como Gisela Motta e Leandro Lima, Tiago Sant’Ana, Fernando Lindote, Paulo Nazareth, Silvio de Camillis, a dinamarquesa Marika Seidler, Gustavo Caboco e Marina Camargo, ao lado da uruguaia Liliana Farber.