Mais 69 brasileiros deixarão Israel nesta quinta-feira (12) após o início do conflito com o grupo terrorista Hamas. A aeronave, um KC-390 Millenium, decolou às 11h55 (horário de Brasília). Conforme o Palácio do Planalto, o plano de voo prevê aterrissagem no Brasil no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 11h desta sexta-feira (13).
No grupo de passageiros brasileiros, há duas gestantes. Quatro dos repatriados terão como destino Porto Alegre, 29 a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá.
Outra aeronave, um KC-30 (Airbus A300-200) chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação na manhã desta quinta-feira. A aeronave, deve se dirigir a Israel e trazer outros brasileiros amanhã (13).
Ao todo, 425 brasileiros já estão em solo brasileiro dentro da operação “Voltando em Paz”, organizada pelo governo federal. O primeiro voo chegou na quarta-feira, em Brasília; enquanto o segundo no Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. Um cachorro e três gatos foram transportados neste segundo voo, que teve 211 passageiros.
Segundo informações do Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação do Governo Federal é de que todos os interessados sejam repatriados, como enfatizou, nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Articulação busca retirada de 30 brasileiros em território palestino
A diplomacia brasileira está buscando meios de remover cerca de 30 brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e que estão no lado palestino do conflito. De acordo com o governo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry.
Ele pediu passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro. Esses brasileiros podem ser deslocados para a cidade do Cairo, a capital egípcia, de onde seriam repatriados.
“Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco”, afirmou Mauro Vieira, por meio das redes sociais do Itamaraty.