Representantes de sindicatos e associações ligadas aos taxistas de Porto Alegre aceitaram a proposta da prefeitura de aumentar em 20,7% a tarifa do serviço na cidade. A mudança passa a valer já na segunda-feira (9), com a publicação do acordo no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre).
No fim de setembro, os taxistas fizeram uma proposta de 30% à prefeitura. A categoria estava há sete anos sem solicitar o acréscimo, muito em função da concorrência dos aplicativos de transporte.
Neste encontro citado com o prefeito, eles mencionaram a defasagem nos valores. No entanto, a reação de Sebastião Melo, mesmo reconhecendo o direito a aumentos superiores a 70% para a categoria, foi dizer que os índices negociados são os mesmos pagos aos demais serviços da prefeitura.
A contraproposta do executivo municipal toma como referência o IPCA dos últimos três anos. Agora, um projeto será enviado à Câmara Municipal substituindo o IGPM pelo IPCA para as próximas reposições.
O projeto também estabelecerá que os pedidos de reajuste terão que ser feitos no máximo no mês de janeiro. Do contrário, a categoria poderá perder o direito ao aumento.