FALSOS OBREIROS

Quatro são presos em operação contra roubos a empresas da construção civil

Conforme a investigação, o objetivo do grupo criminoso era a subtração de fio de cobre, ferramentas e materiais de construção.

Crédito: Polícia Civil / Divulgação

Quatro indivíduos foram presos por crimes de roubo realizados contra empresas da área de construção civil. São investigados sete ocorrências, todas ocorridas nas cidades de Porto Alegre e Canoas neste ano. Conforme a investigação, o objetivo do grupo criminoso era a subtração de fio de cobre, ferramentas e materiais de construção.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisões referentes a sete crimes de roubos majorados sucedidos na Capital. Nesta segunda fase, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão.

Entre os itens apreendidos está um caminhão, que utilizado em dois roubos ocorridos na zona sul de Porto Alegre, contra o mesmo canteiro de obras. A quadrilha tinha como alvo preferencial os fios de cobre, mas também subtraía ferramentas e materiais de construção.

Os criminosos simulavam ser funcionários das obras, utilizando também caminhões alugados para fretes. Eles entrevam nos canteiros de obra e, com emprego de arma de fogo, rendiam os funcionários. Alguns eram obrigados a carregar os materiais para os caminhões de frete, sob ameaças de morte e agressões.

A investigação é da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubo e ao Furto de Cargas e da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais.