Pouco menos de um mês após a tragédia climática que assolou o Vale do Taquari, o governo do Rio Grande do Sul comunicou que começaram as obras para construir as primeiras casas temporárias para as famílias que perderam suas casas e se encontram em abrigos.
Os trabalhos de terraplanagem iniciaram-se nesta segunda-feira (2), em Arroio do Meio, onde serão construídas 40 moradias.
“A área indicada pelo município possui cerca de 8.000 m² e localiza-se no Bairro Novo Horizonte. Todas as residências serão totalmente mobiliadas, possibilitando às famílias maior dignidade enquanto aguardam as residências permanentes. O método construtivo é de casas pré-fabricadas, estimando-se o tempo de 60 dias para que fiquem prontas (caso não chova)”, disse o governo do Estado.
Segundo o governo gaúcho, o município de Estrela também já designou uma área para a construção das casas, localizada no Bairro Pinheiros. O número de unidades habitacionais dependerá de levantamento topográfico a ser realizado nos próximos dias.
No caso dos dois municípios, os terrenos são de propriedade das prefeituras, excluindo-se a exigência de desapropriação por parte do Estado.
“A construção de moradias provisórias nas demais cidades atingidas terá início após a definição da demanda e das áreas que receberão as casas”, afirmou o governo do Estado.