RECUO DO GUAÍBA

Comportas voltam a estar todas abertas em Porto Alegre

A decisão se deve ao recuo do nível do Guaíba desde a madrugada de domingo (1º)

A prefeitura de Porto Alegre reabre, na manhã desta segunda-feira (2), a comporta de número 4. Ela fica próxima do portão principal do Cais Mauá. A decisão se deve ao recuo do nível do Guaíba desde a madrugada de domingo (1º).

No sábado (30) o prefeito Sebastião Melo havia determinado o fechamento preventivo dos portões 4, 6 e 11. Isso porque a água do Guaíba estava represando devido à força do vento Sul.

No dia seguinte, após o recuo do Lago, o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) abriu as comportas 6 e 11. Naquele momento, o Guaíba marcava 2,70 metros na régua do Cais Mauá. A cota de inundação é de 3 metros.

Hoje (2) pela manhã, o Guaíba marcava 2m54cm no Cais Mauá, comprovando a tendência de queda. O trabalho dos agentes da prefeitura começa pela retirada dos sacos de areia que foram utilizados no auxílio à contenção do avanço da água, e segue depois pela abertura da estrutura.

O sistema de proteção contra enchentes de Porto Alegre conta com 14 comportas. Durante as recentes cheias, seis estiveram sempre fechadas. No período de fechamento, chegou a atingir, no dia 27, 3m18cm, sua maior enchente desde 1941.