Durante o mês de outubro, o El Niño continuará influenciando o tempo no Rio Grande do Sul. A previsão aponta chuva volumosa em parte do Estado.
Segundo a Climatempo, o fenômeno vai atuar durante toda a primavera e o verão, influenciando o tempo no Estado. “Os principais centros de monitoramento do clima global apontam que o El Niño enfraqueça somente durante o outono de 2024”, disse a Climatempo.
“Dois efeitos marcantes do El Niño em outubro serão o aumento da chuva sobre a Região Sul e o reforço das condições de diminuição da chuva sobre o Norte e o Nordeste do país”, ressaltou.
Conforme o prognóstico, as chuvas fortes e volumosas serão provocadas por causa do calor, da passagem das frentes frias e também da influência de áreas de baixa pressão atmosférica, que eventualmente poderão se transformar em ciclones extratropicais, como já ocorreu em junho, julho, agosto e em setembro no Rio Grande do Sul.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há previsão de chuva acima da média no Rio Grane do Sul, principalmente na Fronteira Oeste, Região Central e Região Noroeste do Estado, onde os volumes previstos podem superar 250 mm.
Em Porto Alegre, a Climatempo adverte que a previsão é de que outubro termine com chuva acima do normal.