OPERAÇÃO INDEBITUS

PF mira suspeitos de fraudar o Programa Farmácia Popular no RS

Investigados são suspeitos de utilizar dados de clientes para vender medicamentos. Veja como saber se seus dados estão sendo usados

Foto: PF/Divulgação

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), em Caxias do Sul, na Serra, uma operação para apurar fraudes praticadas contra o Programa Farmácia Popular do Brasil. Foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.

As investigações da “Operação Indebitus” começaram em outubro de 2022 a partir da informação de que uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do País estava realizando a venda fictícia de medicamentos por meio do programa do governo federal. A comercialização era feita com uso indevido de dados dos cidadãos.

Segundo a PF, os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A PF lembra que é possível saber se seu nome foi utilizado indevidamente através do aplicativo ConecteSUS, na aba “Medicamentos”, aba “Recebidos”. As transações indevidas identificadas devem ser informadas à Polícia Federal através do e-mail [email protected].