A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Rio Grande do Sul causou temporais durante a madrugada e manhã desta terça-feira (26). Várias cidades gaúchas registraram queda de granizo e há relato de prejuízos.
Um dos municípios mais atingidos é Faxinal do Soturno, na região Central do Estado. Levantamento preliminar do município aponta que mais de 300 famílias foram afetadas pelo granizo da madrugada. Medidas de mitigação estão sendo tomadas para atender às famílias atingidas, como a distribuição de lonas plásticas para cobertura dos imóveis. Segundo a prefeitura, a equipe da Defesa Civil, a administração do município e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Faxinal do Soturno estão organizando um plano de ação para atender as necessidades da população.
Ainda na região Central, houve registro de granizo em São Pedro do Sul. O Corpo de Bombeiros relatou que atendeu cerca de 10 chamados de residências com danos na cobertura. Ainda não há levantamento do número de danos por parte da prefeitura.
Na região metropolitana, vários municípios foram atingidos pela chuva de pedras de gelo. No município de Cachoeirinha, a Defesa Civil do município reportou ao menos 100 imóveis com danos nos telhados por causa das pedras de gelo. Em Canoas, há registro de destelhamentos por causa do temporal, mas ainda não há um levantamento com o número de imóveis atingidos.
Outra cidade que ainda busca identificar o número de famílias atingidas é Gravataí, onde moradores relatam destelhamentos. Também há relato de granizo em Sapucaia do Sul, Esteio e Alvorada. No Litoral Norte, além de muita chuva, foi registrada queda de granizo em Xangri-lá.