Um homem, de 27 anos, foi preso em uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (25), na zona sul de Porto Alegre. A vistoria ocorreu em cinco estabelecimentos da Capital para a tentativa de coibir o furto de fios na Capital. O estabelecimento foi interditado cautelarmente.
Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o preso é o proprietário de um ferro-velho, localizado no bairro Cavalhada. O local passou por uma vistoria e técnicos da CEEE Equatorial identificaram meio quilo de fios como pertencente à concessionária e não tinha procedência.
O indivíduo foi encaminhado até a 2ª DP (Delegacia de Polícia), onde teve a prisão confirmada. Ele foi encaminhado ao sistema prisional sem direito a fiança. O estabelecimento ainda ser multado em até 5 mil UFMs (Unidades Financeiras Municipais) – cerca de R$ 26,2 mil – devido à venda de materiais sem origem comprovada.
“Este é mais um exemplo do impacto da frequência das ações de fiscalização, que têm como principal objetivo o combate ao crime de receptação. Os resultados nas ruas são nítidos, uma vez que os ataques aos sistemas que utilizam fios de cobre se tornaram mais raros”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
Outros quatro ferros-velhos foram notificados sobre a obrigatoriedade de implantação de câmeras de monitoramento, exigida pela Lei Municipal 13.589/2023. A ação integrada mobilizou Guarda Municipal, DGF (Diretoria-Geral de Fiscalização), agentes da 2ª DP e técnicos das empresas de fornecimento de energia e sinal telefônico.