REGIÃO METROPOLITANA

Agricultores de Viamão recebem mudas de espécie ameaçada de extinção

A ação também faz parte do projeto a coleta de solo para análise em todas as 14 propriedades em Viamão.

Plantio de mudas de butiá no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão – Foto: Fernando Dias/Seapi

Agricultores de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, receberam mudas de butiá, espécie ameaçada de extinção.

Eles receberam 140 mudas, sendo 10 para cada família, doadas pelo projeto ”Conservação e manejo de recursos genéticos do butiazeiro (Butia odorata)”, desenvolvido pelo DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária), da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação).

Segundo a Seapi, o objetivo do projeto é fomentar a conservação das espécies de butiazeiro através da sua valorização ambiental, cultural e econômica. “Recentemente, as atividades têm se expandido para demandas voltadas a oferta de mudas para produtores rurais visando o manejo e uso sustentável dos butiazeiros”. ressaltou.

Conforme a Seapi, a ação também faz parte do projeto a coleta de solo para análise em todas as 14 propriedades onde foram implantados os pomares, sendo possível assim fazer correções do solo para melhorar o desenvolvimento das mudas de butiazeiro, além de permitir o acompanhamento do crescimento em diferentes condições de solo e sistemas de manejo.

“É importante para o trabalho que esse acompanhamento inicial seja realizado, pois como as plantas ainda levarão alguns anos para começarem a produzir, poderemos avaliar no futuro como foi a adaptação delas naquela região, da mesma forma que nos outros locais do estado onde também as mudas de butiá foram introduzidas”, destaca o agrônomo Bruno Lisboa, pesquisador da área de fertilidade e biologia do solo do DDPA.

As análises químicas serão realizadas no Laboratório de Química Agrícola do DDPA, em Porto Alegre.