O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, apresentou redução neste sábado (16) em relação às últimas medições da sexta-feira. No Cais Mauá, a régua automática indica profundidade de 2,49 metros, dois centímetros a menos do que o registrado na tarde anterior. A cota de inundação é de 3 metros no local.
A situação do Guaíba tem mobilizado as autoridades na Capital gaúcha. Na sexta-feira (15), o prefeito Sebastião Melo havia decretado situação de emergência na cidade em decorrência dos reflexos do fenômeno climático. A medida, publicada ontem no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre), simplifica contratações e liberações de recursos para o auxílio às famílias afetadas.
Além disso, os agentes da Defesa Civil Municipal estão realizando vistorias às residências das famílias acolhidas. Segundo o órgão, se estas oferecerem condições de segurança, as pessoas serão orientadas e auxiliadas a retornarem às suas rotinas.
Segundo a Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), 23 pessoas (10 adultos e 13 crianças) estão no abrigo provisório montado na Ilha da Pintada. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, quando 101 pessoas eram atendidas.
Neste sábado, o Ceic-POA (Centro Integrado de Coordenação de Serviços), que acompanha as demandas geradas pelas chuvas, disse não ter recebido novos chamados.