O tempo vai voltar a ficar uma “montanha-russa” no Rio Grande do Sul. Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos dias serão marcados por calor, chuva e risco de temporal no Estado.
Nesta sexta-feira (15), a presença do ar seco e frio garantirá o tempo firme no Rio Grande do Sul, com temperaturas baixas.
No sábado (16) e domingo (17), o tempo permanecerá seco e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas no Estado, que poderão se aproximar ou passar de 30°C em várias regiões do território gaúcho, aponta o boletim.
A semana começa abafada e com o tempo úmido em diversas cidades gaúchas. Entre segunda (18) e terça-feira (19), a atuação de uma área de instabilidade manterá a nebulosidade e provocará pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Campanha e Região Sul.
Na quarta-feira (20), a massa de ar quente segue atuando sobre o Rio Grande do Sul, com previsão de pancadas de chuva em todas as regiões.
Além dos riscos de temporais isolados, há previsão de chuva intensa e volumosa no Estado. Segundo a Seapi, os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maioria das regiões.
Na Campanha, Região Sul e Região Metropolitana os totais esperados deverão variar entre 35 e 60 mm, podendo alcançar 80 mm no Extremo Sul do Rio Grande do Sul.