A Defesa Civil do RS contabilizou mais uma morte em razão dos temporais que passaram pelo Rio Grande do Sul nos últimos dias. Com isso, o número de óbitos chegou a 47. O novo registro foi no município de Colinas, no Vale do Taquari.
Na atualização do início da manhã, 46 pessoas ainda constavam como desaparecidas. No entanto, já próximo do meio-dia, o governo do RS disse que esse número caiu para oito.
Equipes da Defesa Civil estão buscando por essas pessoas, sejam elas vivas ou mortas. Desde sábado (9), eles têm o reforço da Polícia Civil para tentar encontrá-las.
O esforço concentrado busca sanar eventuais inconsistências nas listas de desaparecidos. As equipes estão entrando em contato com familiares de desaparecidos e realizando investigações detalhadas para garantir que o número total seja o mais preciso possível.
Em parceria com o IGP (Instituto-Geral de Perícias), a polícia está notificando as famílias afetadas, iniciando imediatamente o processo de coleta de DNA, fundamental para facilitar a identificação de possíveis vítimas. Os dados serão disponibilizados de forma informatizada para que outros órgãos possam acessar e contribuir para a resolução da situação.
Confira os dados obtidos até aqui
Óbitos: 47
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 46
- Lajeado: 2
- Arroio do Meio: 1
- Muçum: 4
- Roca Sales: 1
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 97
Desabrigados: 4.794
Desalojados: 20.517
Afetados: 340.928
Feridos: 925