PROGNÓSTICO

Formação de ciclone deixa o RS em alerta para temporais e chuvosa volumosa

Área de baixa pressão vai desenvolver um novo ciclone extratropical e uma nova frente fria, que deixam o Rio Grande do Sul em alerta.

Foto: Joel Vargas/PMPA

O tempo vai voltar a ficar bastante instável no Rio Grande do Sul ao longo da semana. A formação de um novo ciclone extratropical deixa o Estado em alerta.

O calor marca essa segunda-feira (11) no território gaúcho, diversas cidades com temperatura acima dos 30°C. Mas o cenário muda ainda hoje no Rio Grande do Sul: novas áreas de instabilidade avançam e provocam chuva, com risco de temporal no Estado, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul.

Na terça-feira (12), as nuvens carregadas irão predominar sobre o Rio Grande do Sul. Conforme a Climatempo, entre a Região Sul, Fronteira Oeste, Campanha e Região Central é onde há previsão para a maior concentração da chuva. “Sendo frequente e por vezes intensa, acarretando em grandes acumulados até o fim do dia”, afirma.

Na quarta-feira (13), o perigo para deslizamento aumenta bastante no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, uma área de baixa pressão que atuava sobre o Paraguai se desloca sobre o Estado, alcançando o oceano, na costa gaúcha, durante a noite.

“Ao longo da noite, este sistema se desenvolve como um novo ciclone extratropical e uma nova frente fria”, afirma a Climatempo.

O fenômeno vai provocar chuva forte e volumosa na Região Sul, na Campanha e na Região Noroeste do estado. “E torna-se intensa entre a tarde e a noite sobre a Grande Porto Alegre, a região dos Vales, a Serra e o norte gaúcho. Há também previsão de ventos fortes para todo o estado”, adverte a Climatempo.

Além da chuva, há previsão de rajadas de vento no Rio Grande do Sul.