O Rio Grande do Sul começa a semana em alerta para novos temporais e o risco de chuva volumosa nos próximos dias. Nesta segunda-feira (11), o Estado pode ter calor fora de época, com temperaturas na casa dos 30°C.
A segunda-feira terá um padrão típico de virada do tempo: vento norte/noroeste soprando pelo Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas, antecipando a chegada de chuva forte. Esse sistema vai trazer, além do calor, umidade para o Estado. Calor e umidade são combustíveis para tempestades.
Em Porto Alegre, a máxima nesta segunda-feira será de 31°C à tarde. Na região Central, Santa Maria terá calorão de 30°C. Mesma máxima prevista para Santa Rosa, na região Noroeste.
No período da noite, uma frente fria chega à fronteira do RS com o Uruguai e a Argentina. O tempo quente e úmido vai fazer que as instabilidades ganhem força na metade Sul e há risco de granizo e vento forte na Campanha e Sul do Estado mesmo à noite. Cidades já atingidas por cheias nessas regiões podem ter novos alagamentos e repique no nível dos rios.
Será na terça-feira (12) que o tempo instável se espalha pelo território gaúcho. As instabilidades seguem intensas na metade Sul, mantendo o risco de temporais isolados, chuvas persistentes e com acumulados em torno dos 50 aos 80 mm/dia e isoladamente, aos 120 mm/dia.
A tendência é chuvas volumosas sigam na metade Sul na quarta-feira (13) e ao longo do dia as instabilidades se espalhem para as demais regiões gaúchas, ainda com chance de transtornos.