O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para tempestades no Rio Grande do Sul. O tempo instável e as chuvas devem prosseguir até a manhã de sexta-feira (8), conforme o Instituto.
O primeiro alerta é laranja e prevê volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. As áreas em alerta são a Campanha, o Noroeste, a região Sul, a Costa Doce e a Região Central (confira o mapa abaixo). A advertência é válida até as 3h da manhã de sexta-feira (8).
O segundo alerta, também da cor laranja, aponta os mesmos riscos citados acima, mas na outra parte do Estado, o que inclui a região Noroeste, Norte, Serra gaúcha, os Vales do Taquari, do Caí, do Sinos e do Paranhana; a região metropolitana e o Litoral Norte (confira no mapa abaixo). Esse alerta é válido até o meio-dia de sexta-feira (8).
Ventos costeiros
Um terceiro alerta do Inmet também prevê a ocorrência de fortes ventos em toda costa gaúcha. O aviso é válido também a partir das próximas horas e vai até o fim da quinta-feira (7).
Confira recomendações do Inmet em relação ao clima
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).