A Defesa Civil do RS alerta para o risco de inundação do Rio das Antas devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. A vigência do aviso vai até às 16h desta terça-feira (5).
A Defesa Civil recomenda evitar as margens, pois o rio está em rápida elevação. Em caso de emergência é possível ligar no 190 ou 193.
Segundo o Ceran (Complexo Energético Rio das Antas), a vazão do Rio das Antas apresenta os níveis mais altos desde a construção das usinas, em 2004.
O Complexo, que está localizado na região Nordeste do RS, entre os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Veranópolis, diz estar monitorando as barragens. Mas, até o momento, não apresentam nenhum problema.
O Rio das Antas tem suas nascentes no município de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, nas proximidades do município de Bento Gonçalves. Na segunda-feira (4), a ponte de ferro que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul cedeu totalmente após ser arrastada pela força da água.