A receita de hoje é para você aproveitar e fazer a sobremesa de domingo com aquele gostinho de casa da vó. O Chico Balanceado é uma sobremesa típica no Sul do Brasil e divide opiniões, dá um pouco de trabalho para fazer, mas vale muito a pena. Confira o passo a passo:
Creme
- 1l de leite
- 1 caixa de leite condensado
- 2 colheres de sopa de amido milho
- 1 colher de chá essência baunilha
- 6 gemas
Calda
- 2 xícaras de açúcar
- ½ xícara de água
Cobertura:
- 6 claras
- ½ xícara de açúcar
Como fazer a calda:
Coloque os ingredientes da calda na panela. Mexa bem e deixe ferver em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar dourado. Coloque a calda no refratário que escolher para a sobremesa, e esparrame no fundo e nos lados, cobrindo tudo. Reserve.
Como fazer o creme:
Coloque o leite e o leite condensado em uma panela no fogo e misture bem. Dilua o amido de milho num pouco de leite frio e acrescente na mistura, mexendo bem com um fuê para não criar bolinhas, nem grudar no fundo da panela. Bata as gemas com a essência de baunilha e acrescente ao creme.
Deixe ferver, em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Depois de engrossar, deixe cozinhar mais uns 5 minutos, sempre mexendo. Reserve.
Como fazer a cobertura:
Bata as claras em neve na batedeira, até que fiquem bem firmes e vá adicionando o açúcar aos poucos até ficar bem fofo.
Como montar o Chico Balanceado:
Sobre a calda que você espalhou no refratário, coloque o creme. Por cima do creme, distribua cuidadosamente o as claras em neve que você bateu. Alise com espátula para ficar uniforme.
Leve ao forno 180°C pré-aquecido, até dourar, por mais ou menos 6 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Depois de frio, leve para gelar por pelo menos 2 horas. O ideal é fazer no dia anterior, pra servir no dia seguinte.
Confira mais receitas em nossa editoria especial de culinária, o Sem Receita?, acesse aqui.