O Ambulatório Trans Centro, voltado ao público transexual residente em Porto Alegre, completa quatro anos de atendimento nesta quinta-feira (31). Para marcar a data, haverá programação especial das 10h às 17h.
Estão previstas atividades artísticas como apresentação musical, roda de conversa e sarau. Mas também haverá coleta de citopatológico para rastrear câncer de colo do útero, além de testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, orientações jurídicas e de trabalho.
Há um ano, o Ambulatório Trans funciona no Centro de Saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha,(27), 1° andar, no Centro Histórico da Capital. Antes, estava no Centro de Saúde Modelo.
Vinculado à SMS (Secretaria Municipal de Saúde), o Ambulatório Trans disponibiliza atendimento integral para homens e mulheres transexuais e travestis. São realizadas consultas, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos.
A equipe é composta por médicas de família e comunidade, enfermeira, psicólogo, assistente social, técnico em enfermagem, recepcionista e residentes multiprofissionais das áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental/Saúde Mental Coletiva.
Nos últimos quatro anos, mais de 1,8 mil pessoas passaram a ser atendidas no serviço. De setembro de 2022 a agosto deste ano, foram 10,8 mil atendimentos, entre consultas individuais, atividades coletivas, orientações nutricionais e procedimentos individualizados.
Em abril de 2022, foi inaugurado o Ambulatório T Zona Sul, que funciona na Clínica da Família Álvaro Difini, bairro Restinga, e atende nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h30.
Ambulatório Trans Centro
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
WhatsApp (51) 9506-9632
Ambulatório Trans Zona Sul
Atendimento sextas-feiras, das 8h30 às 12h30