A Polícia Civil e o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) deflagraram uma operação, na manhã desta terça-feira (29), para desarticular uma associação criminosa armada e de abrangência no RS e Santa Catarina. Conforme a última atualização da investigação, 40 pessoas já haviam sido presas.
Na chamada “Operação Turrim”, são cumpridas 140 medidas cautelares em um total de 18 municípios. Dois dos principais alvos da operação são empresários líderes no grupo criminoso. Há registro de execuções de desafetos e de traficantes de facção rival. O objetivo deles era monopolizar a venda de entorpecentes no Litoral do RS.
Funcionamento
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa é bem estruturada e especializada em tráfico de drogas, homicídios qualificados e porte ilegal de munições e armas de fogo. A base de atuação é a cidade de Torres, no Litoral Norte, mas com ramificações em Santa Catarina.
Ainda conforme a investigação, os lucros obtidos eram usados para sustentar vidas de luxo, com veículos de alto valor, apartamentos em bairros nobres, viagens e compras de terrenos e imóveis. O dinheiro ainda era utilizado para obter regalias para indivíduos já presos dentro das penitenciárias.