O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por cirurgia para transplante de coração na tarde deste domingo (27). Ele está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.
“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informa o boletim médico.
De acordo com o hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo comunicou a unidade na madrugada de hoje, quando “foi iniciada a avaliação de compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
O procedimento teve início nesta tarde e durou cerca de 2h30, informou o boletim médico assinado pelo cardiologista Fernando Bacal; pelo cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto; e pelo diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto.
Faustão internado
Fausto Silva estava internado desde 5 de agosto de 2023, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com um quadro de insuficiência cardíaca grave. Quase duas semanas depois, no dia 18, ele gravou um vídeo relatando seu estado de saúde. O apresentador estava com a voz mais fraca e anasalada na gravação, que foi compartilhada pelo filho João Guilherme. Ele ainda brincou que quem decidia o tempo de cada um na Terra “era o Chefe lá em cima”.
No dia 20 de agosto, o boletim médico indicou que o comunicador deveria passar por um transplante de coração. Ele ingressou na lista de pacientes que necessitam de transplante, gerida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O problema cardíaco foi detectado em 2020, durante exames de rotina que o apresentador fazia. Durante a internação, Faustão foi submetido a diálise – processo de filtragem de impurezas no sangue – e medicamentos para ajudar no bombeamento de sangue para o coração.