Os temporais que passaram pelo Rio Grande do Sul desde esta quarta-feira (23), causaram estragos em diversas cidades, principalmente pela ocorrência de granizo. Quem contabiliza os danos é a Defesa Civil do Estado.
Em Muçum, no Vale do Taquari, até ontem à noite, eram cerca de 300 residências atingidas por granizo. Na mesma região, em Encantado cerca de cem residências foram atingidas.
Em Mostardas, no Litoral Norte, foram cerca de 160 prédios, entre residências e prédios públicos, com danos nos telhados.
Em todos os casos, a Defesa Civil afirma que já foram entregues lonas para apoiar os municípios.
São José do Norte, na Região Sul, reportou bastante danos. Foram cerca de 20 residências afetadas na localidade de Tesoureiro, com lonas já distribuídas. Na mesma localidade, um homem de 60 anos foi ferido na cabeça por um grânulo congelado. Não há informações sobre seu estado atual de saúde.
Em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, há relatos de 11 residências que buscaram lonas para cobrir parte de seus telhados. Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves com relatos de danos nos parreirais, ainda sem avaliação da extensão.
Houve ainda relatos de granizo em Cotiporã, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Cambará do Sul, São Sebastião do Caí e Harmonia.
Os dados compartilhados pela Defesa Civil são fornecidos pelas Defesas Civis municipais. Eles são reportados aos coordenadores regionais, que por sua vez repassam ao Centro de Operações da Defesa Civil, que faz uma compilação.