O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do RS publicaram, na manhã desta terça-feira (22), alertas de tempestade para parte do RS. Os avisos vêm na sequência de um primeiro alerta que já havia sido emitido ontem (21).
Alerta da Defesa Civil prevê temporais pontuais, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Ele é válido até as 15h.
Já o alerta do Inmet vai até às 21h de hoje. Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo.
Mesmo assim, o Inmet faz algumas recomendações. Confira abaixo:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Além do Rio Grande do Sul, o alerta do Inmet abrange áreas de Santa Catarina e Paraná. No RS, os avisos da Defesa Civil do Inmet têm abrangência semelhante: Serra, o Sul, o Noroeste, o Centro, a Região Metropolitana, e todo o Litoral (veja o mapa abaixo).
O aviso do Inmet é classificado como de “Perigo Potencial”, o de menor intensidade para o Instituto. Nele, recomenda-se cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, conclui o Instituto.