Os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro da Uergs se apresentarão no Theatro São Pedro nesta quinta-feira (17), às 20h, com entrada gratuita. A iniciativa, chamada “Noite Artes Uergs”, é uma comemoração pela chegada dos cursos da Universidade em Porto Alegre.
A programação inicia com apresentações do curso de Artes Visuais no saguão do Theatro. Haverá apresentações de percussão e grupo vocal no palco principal. Na sequência, acontecerá a encenação do espetáculo “Por Elise”, com direção de Ohana Gonzales e texto de Grace Passô. As apresentações da noite terminam com os espetáculos de Dança “re.vo.lu.ção” e “TRANSMUTAR”.
No dia 21 de agosto haverá uma série de espetáculos da Mostra Travessia 23. Ela será apresentada por alunos dos últimos anos do curso de Teatro sob a direção da professora Jezebel De Carli. A supervisão é do professor ngelo Marcelo Adams. Essas apresentações serão no Teatro Oficina Olga Reverbel e no Bar do Nito.
Termo de cooperação
A partir deste semestre, os estudantes que estão ingressando nos cursos de Artes da Uergs terão aulas em Porto Alegre. Um Termo de Cooperação assinado no ano passado pela Universidade e pela Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), permite que as atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas aos cursos de Artes possam ser realizadas em espaços como a CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), a Fundação Theatro São Pedro, o Teatro de Arena e O Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS).
A principal finalidade da parceria entre a Sedac e a Uergs é oferecer projetos desenvolvidos por docentes, estudantes e membros da comunidade acadêmica dos cursos de Artes da Universidade. Segundo a universidade, isso aumenta as chances de participar de eventos culturais e torna mais evidente a produção feita na Universidade. A cooperação pretende, ainda, oferecer ao público final uma variedade de programas culturais bem como oportunidades de formação e fomento à cultura e à arte do Estado.
A CCMQ já sedia as atividades extracurriculares dos cursos de Artes da Uergs, desde o primeiro semestre deste ano, como projetos de extensão e outras propostas oriundas da comunidade acadêmica. Com o início do semestre letivo, a Casa passa a receber as disciplinas regulares que integram as grades curriculares dessas licenciaturas.