Uma reunião realizada nesta terça-feira (8) selou a abertura das bancas do Mercado Público de Porto Alegre aos domingos. A decisão ocorre dois dias depois de um exitoso teste, com comparecimento de mais de 10 mil pessoas no local. Desde a década de 1980, o prédio não abria as portas para operação dominical do comércio.
Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, a abertura aos domingos ainda será facultativa. A mudança está de acordo com o novo regimento interno, publicado pela administração em 7 de julho, com a instituição de diversas normas, regras de funcionamento, higiene, operação e convivência no local. Os 106 permissionários tiveram 30 dias para se adequar às novas normas, que começaram a valer em 5 de agosto.
Na pauta da reunião estiveram as melhorias que serão implementadas para a abertura das bancas neste domingo (13) de Dia dos Pais. As bancas estarão abertas das 9h às 13h, e os bares, restaurantes, lancherias e sorveterias poderão ficar abertos até as 15h. Os restaurantes terão um cardápio diferenciado e especial para os finais de semana e reforço no atendimento para evitar filas.
“Conversamos com os permissionários e estamos discutindo formas de melhorar o atendimento à população para o domingo de Dia dos Pais. A prefeitura irá reforçar a vigilância e segurança do local, que agora terá quatro portões abertos e mais locais para estacionamento gratuito no Largo Glênio Peres”, afirma o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa. “Também teremos mais horas de shows de música ao vivo e atividades culturais para atrair os turistas e moradores para o Centro Histórico”, conclui.
O primeiro domingo de funcionamento do Mercado Público em caráter experimental, no dia 6 de agosto, contou com cerca de 10 mil visitantes. Estiveram em funcionamento 40 bancas, além de oito bares e restaurantes.