A Semana do Aleitamento Materno, de 1° a 7 de agosto, marca o Agosto Dourado, ação realizada nacionalmente e que visa incentivar o aleitamento materno.
“O nome dado à campanha está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano e tem o objetivo de reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento de crianças de até dois anos de idade”, disse o Hospital Santa Casa.
Em apoio às ações deste ano, que tem o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”, a Santa Casa de Porto Alegre realizará, nesta terça-feira (1º), uma roda de conversa para puérperas e gestantes que estão internadas, quando serão abordadas os seguintes assuntos: as perspectivas da amamentação para as mães que trabalham; apoio no local de trabalho para permitir a amamentação; incentivo à amamentação e produção suficiente para seu recém-nascido, possibilitando uma futura doação de leite materno.
Banco de Leite Humano da Santa Casa
Primeiro criado no Estado, o Banco de Leite Humano da Santa Casa é um lugar de apoio, incentivo e estímulo ao aleitamento materno. Além de auxiliar as mães a amamentarem, realiza a coleta, armazenamento e processamento do leite coletado.
O local é aberto a toda comunidade: qualquer mulher que esteja amamentando, que precise de ajuda neste processo ou que deseja doar seu excedente de leite pode procurar o banco.
O contato inicial pode ser realizado pelo telefone (51) 3214.8284 ou pessoalmente no 1º andar do Hospital Santa Clara (Rua Professor Annes Dias, 295, no Centro Histórico de Porto Alegre). O horário de funcionamento é das 7h às 12h e das 13h às 18h30min, diariamente, inclusive finais de semana e feriados.
A Santa Casa ressalta que a busca domiciliar é realizada somente de segunda a sexta-feira.