A Guarda Municipal de Porto Alegre prendeu na noite deste domingo (30) dois suspeitos, um homem de 26 anos e uma mulher de 20, de picharem a pista de skate localizada no Trecho 3 da Orla do Guaíba. A ação dos detidos foi flagrada pelas câmeras de monitoramento do Ceic (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre).
Conforme a Prefeitura, é possível ver nas imagens que a suspeita foi a primeira a vandalizar o patrimônio público. Em seguida, ela passou a tinta ao homem, que repetiu o ato enquanto a primeira registrava imagens no celular. Eles não resistiram à abordagem da guarnição que realizava o patrulhamento da região.
Ambos foram encaminhados à 2ª DPPA (Delegacia de Pronto-Atendimento) da Capital, onde houve o registro da ocorrência. Eles também tiveram os celulares apreendidos e foram autuados com base na Lei Complementar 771/2015, que prevê multa de até 2600 UFMs (Unidades Financeiras Municipais) em caso de flagrante de pichação.
Estatística
Em 2023, o total de prisões por este tipo de crime chega a 16. Apesar do ano ainda não estar concluído, os números indicam aumento em relação ao ano passado, quando dez pessoas foram presas e 15 autos de infração foram expedidos.
Nos últimos quatro anos, a Guarda Municipal efetuou 56 prisões e expediu 71 autos de infração em razão de casos de pichação.