A partir desta segunda-feira (31), o tráfego na BR-386 sofrerá alteração em Lajeado, no Vale do Taquari. O bloqueio se deve às obras de duplicação da rodovia e a necessidade de alargamento de uma ponte já existente, última a receber as adequações no trecho.
A alteração de fluxo de trânsito ocorre sobre a antiga ponte do arroio Forquetinha, no quilômetro 339,1 da BR-386. O tráfego será desviado para a nova estrutura enquanto acontecem as intervenções necessárias para ampliar a ponte antiga.
Todas as intervenções devem prosseguir por cerca de 60 dias, a considerar as condições climáticas. Os motoristas devem ficar atentos para as alterações na região, que estarão sinalizadas.
Obras na ponte do arroio Forquetinha
Pista Norte (sentido Carazinho):
Veículos irão acessar a nova via marginal, na altura do km 341, seguindo pela mesma até o km 339,1 quando acessarão a pista sobre a nova ponte, regressando à pista antiga no km 339;
Pista Sul (sentido Porto Alegre):
Veículos continuarão seguindo pela BR-386 até o km 339, quando o tráfego passa a operar em sistema de pista simples sobre a nova ponte, seguindo pela pista nova até o retorno para a pista antiga no km 340,1.
Obra de duplicação da BR-386
Além da duplicação de 20,3 quilômetros no trecho de Lajeado, a concessionária CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.
Novos dispositivos de segurança serão implantados, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
As obras no Vale do Taquari preveem a duplicação de mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.