Cinco cidades gaúchas monitoradas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram temperaturas negativas nesta terça-feira (18). Também houve registro de geada. A previsão indicava o frio intenso no Rio Grande do Sul.
Conforme os dados do instituto, a região da Campanha foi a “campeã” no quesito frio hoje. Dom Pedrito, na região da Campanha, que teve mínima de -2°C, algo incomum para o município. O frio na Capital da Paz, como a cidade é conhecida, ganhou força a partir das 2h da manhã, segundo o INMET. A temperatura registrada na estação do município caiu de 0,5°C positivos para -0,6°C até atingir os -2°C às 8h da manhã. A sensação térmica em Dom Pedrito também despencou e chegou a -6,8°C por volta das 7h da manhã e era de -6,5°C às 8h da manhã.
Ainda na região da Campanha, foi registrada temperatura negativa em Bagé, com -0,8°C, e em Santana do Livramento, com -0,3°C. Quaraí, na Fronteira Oeste, teve registro de -0,5°C. Já Cambará do Sul, na Serra gaúcha, teve mínima de -0,6°C. Mas o frio foi generalizado no Estado. Santa Maria e São José dos Ausentes tiveram 0,5°C (cinco décimos positivos), Canguçu 0,9°C, e Canela com 1°C.
Porto Alegre teve baixas temperaturas. No bairro Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre, fez 3°C. E, no bairro Jardim Botânico, fez 5,5°C em um dos amanheceres mais gelados do ano até aqui.