O ciclone que trouxe prejuízos para o Rio Grande do Sul começou a se afastar do território gaúcho, mas seus efeitos prosseguem. Mais de 380 mil unidades consumidoras estão desconectadas do sistema de energia elétrica, segundo balanço das duas principais concessionárias de energia que atuam no RS.
Segundo as empresas CEEE Equatorial e RGE Sul, não é possível estabelecer um prazo para retomada do serviço por causa da queda de árvores sobre a fiação e queda de postes. Ambas afirmam que estão com equipes em campo para recondicionar a rede “no menor tempo possível”. Veja no fim do texto como informar que está sem fornecimento de energia elétrica.
No caso da CEEE Equatorial, são 357 mil pontos sem luz. A empresa afirma que já restabeleceu o serviço para outros 358 mil clientes. A região mais afetada pela falta de luz é a Sul, com mais de 105 mil unidades consumidoras desligadas; seguida do Litoral Norte, com 91 mil; Metropolitana, com 41 mil; Litoral Sul, com 63 mil, Centro-Sul (Costa Doce), com 14 mil; e Campanha, com 12 mil.
As cidades mais atingidas são na região Sul: Pelotas (70 mil), Canguçu (8 mil), Capão do Leão (11 mil) e Jaguarão (4 mil). No Litoral Norte, são 91 mil: Tramandaí (21 mil), Osório (5 mil), Imbé (6 mil), Torres (7 mil), Santo Antônio da Patrulha (14 mil), Capão da Canoa (6 mil), Cidreira (3 mil) e Maquiné (5 mil).
Na região metropolitana: Porto Alegre (14 mil), Viamão (17 mil), Alvorada (3 mil) e Guaíba (1 mil). Litoral Sul: Rio Grande (51 mil) e São José do Norte (7 mil). Centro-Sul (Costa Doce): Camaquã: (14 mil), São Lourenço do Sul (10 mil), Arambaré (04 mil) e Cristal (3,5 mil). Na Campanha, são atingidos: Bagé (3,5 mil) e Lavras do Sul (4 mil) e Pedras Altas (1 mil).
A CEEE justifica a demora por causa da “complexidade de cada caso”. “Para restabelecer o fornecimento, em algumas situações, enfrenta-se dificuldades adicionais de acessos em decorrência de alagamentos, impossibilidade de trânsito, necessidade de isolamento de área afetada, retirada de objetos de grande porte que atingiram a rede e reconstrução de postes avariados e de toda a rede elétrica danificada”, afirma a empresa.
Na área de concessão da RGE Sul, são 23 mil clientes sem fornecimento, segundo último balanço da companhia. A empresa não fornece detalhamento das cidades mais afetadas.
Como entrar em contato com a CEEE Equatorial
Mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
– Tel.: 0800 721 2333
– Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da UC (Unidade Consumidora), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
Atendimento da RGE Sul
- SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955-0002.
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS).
- Call Center: 0800 970 0900.
- Costa Doce
- Cotidiano
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- CEEE
- falta de luz
- RGE Sul
- Rio Grande do Sul