O governador em exercício Gabriel Souza (MDB) assinou um decreto para suspender as aulas em toda a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (13). A medida visa evitar riscos aos alunos professores e funcionários. Conforme a Defesa Civil, há risco de enxurradas, inundações e enchentes causadas pela chuva forte do ciclone extratropical que atinge o Estado.
“Acabo de determinar a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino nesta quinta-feira (13/7) devido aos alertas da Defesa Civil da possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado”, afirmou Souza. Mais cedo o Governo do RS já havia suspendido as atividades nas escolas estaduais no período da noite de hoje (12).
Suspensão das aulas nos municípios
As prefeituras de Porto Alegre e Canoas tomaram atitudes similares e suspenderam o dia letivo nas unidades municipais de ensino. Em Porto Alegre, as escolas estarão abertas para o acolhimento das crianças. Os estabelecimentos também estarão disponíveis para acolhimento das famílias que necessitarem.
No caso de Canoas, a suspensão das atividades ocorrerá período da manhã. As EMEIs (escolas de educação infantil) estarão abertas durante todo o dia, para as famílias que precisarem levar as crianças. Os ginásios das escolas Paulo VI (avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (avenida Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) estão preparados para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.