O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso é válido desta quarta-feira (12) até a manhã de quinta-feira (13).
A situação meteorológica se deve ao ciclone extratropical que atua sobre o Sul do Brasil. Este sistema irá se configurar no decorrer desta quarta-feira (12) sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem superar os 110 km/h em alguns pontos.
Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. É considerado grande o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Dado este quadro, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
O aviso abrange praticamente todas as regiões do Estado (confira o mapa abaixo). As condições meteorológicas na área em laranja são para ocorrência de tempestades, com chuva de até 100 mm/dia (milímetros em um dia) e ventos variando entre 60 a 100 km/h (quilômetros por hora). Não se descarta queda de granizo em pontos isolados.
O alerta vermelho é classificado pelo Inmet como de “Grande Perigo”. Nele, estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. É tida como grande a probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
“Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência”, conclui o Inmet.
Quinta-feira
No início da quinta-feira (13), o ciclone irá se deslocar em direção ao litoral gaúcho e as fortes rajadas de vento irão atingir o sul, a faixa leste e a serra gaúcha. Ao longo do dia, o ciclone irá avançar para alto mar.
Além disso, o ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo Brasil, fazendo com que uma intensa massa de ar frio atinja o País no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Agora no Tempo
- Ciclone extratropical
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Previsão do Tempo
- Rio Grande do Sul
- tempo agora rs