PERIGO

Inmet publica alerta laranja para tempestades no RS

Instabilidades sobre o Rio Grande do Sul vão se intensificar a partir da quarta-feira, aponta Inmet.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, nesta terça-feira (11), alerta para tempestades em praticamente todo o Rio Grande do Sul. O aviso é válido desde a manhã de hoje até a manhã de amanhã (12).

Segundo a Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul), o fenômeno é causado por uma área de baixa pressão. Juntamente com o fluxo de umidade, eles favorecem o retorno das instabilidades.

Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Devido a este quadro, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Como dito, o alerta é válido para praticamente todo o Estado. A exceção são áreas mais ao extremo sul (confira o mapa abaixo).

Alerta do Inmet para tempestades, chuva forte e vento.
Alerta do Inmet para tempestades, chuva forte e vento. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O alerta é laranja e é classificado pelo Inmet como de “Perigo”. Nele, recomenda-se manter-se muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, conclui o Inmet.

Alerta do Inmet prossegue na quarta-feira

Na quarta-feira (12), conforme a Sala de Situação da Sema, as chuvas ocorrem com forte intensidade e ficam persistentes em todo o Estado. O volume de chuva deve ficar em torno dos 50 aos 100 mm/dia. Também há condições para temporais acompanhados de rajadas de vento de até 120 km/h na faixa Leste, por conta do avanço de um sistema de baixa pressão para o oceano.

A tendência é que o tempo se estabilize no Estado somente na sexta-feira (14), com as chuvas ficando restritas à metade leste.