ENTREGA DE OBRA

Santa Casa de Porto Alegre inicia contagem regressiva para os 220 anos

A principal via interna da Santa Casa está sendo inteiramente transformada.

Projeção da praça em Frente ao Hospital Nora Teixeira. Crédito: Divulgação/EXP Urbanismo

Nesta terça-feira (11) iniciou a contagem regressiva para a Santa Casa de Porto Alegre.

Faltam exatos 100 dias para a celebração dos seus 220 anos e a inauguração de obras que irão marcar a história da instituição e da saúde da Capital.

Além da inauguração do Hospital Nora Teixeira, a partir do dia 19 de outubro a Santa Casa passa a oferecer aos seus pacientes e familiares novos e modernos espaços de convivência e de circulação entre os hospitais que integram o complexo, reconfigurando importantes acessos internos.

A principal via interna da Santa Casa está sendo inteiramente transformada e será coberta por uma imensa estrutura de 4 mil metros quadrados, que conta com 420 toneladas de aço e 1,6 mil placas de vidro, e promete ser um verdadeiro marco arquitetônico para a cidade de Porto Alegre.

Com início em frente ao Centro Histórico-Cultural Santa Casa , a rua conduz pacientes e familiares até a entrada principal do Hospital Nora Teixeira, integrando a nova unidade a todos os demais hospitais da instituição.

Seguindo pelo novo caminho, também é possível acessar o Hospital São Francisco, que desde fevereiro conta com uma nova recepção alinhada com o conceito arquitetônico da rua, além do Banco de Sangue da instituição e do Hospital Santa Clara.

Integralidade

Segundo a Santa Casa, para o futuro, o objetivo é ampliar ainda mais a integralidade dos serviços da Santa Casa a partir da nova rua, consolidando a instituição como uma grande cidade da saúde.

Além de toda modernidade arquitetônica, o projeto ainda trará importantes melhorias para a circulação de mais de 25 mil pessoas que transitam diariamente na instituição.

A rua também se soma às novas passarelas da instituição, com mais de 2 mil metros quadrados, interligando as oito unidades hospitalares da Santa Casa. Com as novas estruturas, os acessos aos hospitais ganham em segurança, acessibilidade e conforto, em um ambiente acolhedor e com a proteção necessária para os dias de chuva.