O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) emitiu uma notificação à empresa F.IMM, responsável pela leitura das contas de água, informando a rescisão do contrato. A razão é o registro de uma série de reclamações de usuários do serviço no município.
Segundo o Departamento, a leitura vinha sendo feita de forma errada. E de forma recorrente, já que esta é a quarta notificação feita pela Prefeitura.
A solução do Dmae enquanto a situação não é regularizada será emitir as contas através da média de consumo correto dos últimos meses para os usuários que tiverem erro de leitura com mais de 30% acima do valor habitual. Para isso, o Departamento irá implementar uma rede de proteção na leitura dos ramais das contas da próxima competência, que se iniciou na quarta-feira (5).
O consumo será verificado com a média do ramal e, estando com valor acima, serão emitidas as contas com o cálculo do consumo por esta média anterior pelos próximos três meses ou até a empresa de leituras conseguir provar a sua condição de execução do serviço.
“Vamos utilizar as equipes de corte e desligamento para fazer as conferências necessárias e entrega de contas corrigidas”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O Departamento estima que a situação esteja regularizada entre os próximos 30 e 45 dias.
Correção
A orientação para os clientes que não receberam a fatura é acessar a loja virtual ou enviar e-mail para este endereço.
Aqueles que constatarem possível erro de leitura podem solicitar a revisão da conta pelo mesmo e-mail, incluindo o número do imóvel e informando os quatro últimos números pretos que constam no hidrômetro, por escrito ou por foto. A correção da fatura e o retorno da mensagem pode levar entre sete e dez dias úteis.