O tempo vai ficar bastante instável no Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical próximo da costa gaúcha. Isso deixa o Estado em alerta para tempestade.
Nesta quarta-feira (5), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para o risco de tempestade em grande parte do Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.
Segundo o Inmet, o alerta vale a partir das 6h de sexta-feira (7) até o meio-dia de sábado (8). Mas pode ter atualizações conforme mudanças nas previsões. O alerta não é para gerar pânico, o objetivo é a prevenção.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).