Três indivíduos foram presos pela Polícia Civil em uma ação para coibir furtos e roubos de um medicamento usado para emagrecimento. Os crimes ocorreram em Alvorada e Porto Alegre. Duas prisões da chamada Operação Medida Certa ocorreram na segunda-feira (3) e, a terceira, nesta terça-feira (4).
O alvo dos criminosos eram o medicamento Ozempic, de uso injetável para diabetes, mas que é usado “off label” para emagrecimento, ou seja, fora do que está na bula. Cada unidade do produto custa cerca de R$ 800.
As investigações iniciaram no mês de maio, quando uma farmácia foi arrombada. Ampolas do medicamento foram levados pelos assaltantes. Ainda naquele mês, houve nova investida: dois indivíduos armados anunciaram um assalto e exigiram a entrega do medicamento armazenados no refrigerador da farmácia. Nessa ação, o aparelho de monitoramento eletrônico também foi levado, dificultando a identificação dos autores.
Cerca de 40 dias após o fato, houve um novo assalto, desta vez com a captura de imagens. Diligências foram realizadas e os autores identificados e reconhecidos. A partir de então, a Polícia Civil fez pedido pela prisão dos suspeitos e mandado de busca e apreensão para os endereços conhecidos.
Os mesmos indivíduos ainda cometeram novo fato, desta vez em Porto Alegre, repetindo o modus operandi e buscando os mesmos medicamentos. Um dos assaltantes estava vestido com um roupão azul e um boné vermelho.
Após a Justiça deferir mandados contra os assaltantes, a Polícia Civil fez buscas nas residências deles. Uma arma de fogo municiada e com numeração raspada foi apreendida. O roupão azul e o boné vermelho, utilizados por um dos assaltantes também foi apreendido. No total, três indivíduos foram presos e quatro mandados de busca e apreensão cumpridos.
Dois dos autuados já possuem antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado, homicídios qualificados, porte de arma, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, associação criminosa e organização criminosa. Os indivíduos foram apresentados na 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada para os procedimentos legais, sendo conduzidos à Delegacia de Pronto Atendimento do município, de onde serão encaminhados ao sistema prisional.