O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, concedeu coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (29). O objetivo era dar explicações sobre os motivos do recente desligamento de Paulo Caleffi da vice-presidência do clube, assim como do caso de Luis Suárez, que teve divulgada uma artrose no joelho, situação que criou especulações quanto a uma possível saída do jogador uruguaio do clube gaúcho.
Além das explicações, Guerra confirmou a presença de Luis Suárez na partida contra o Bahia, sábado (1º), às 18h30, em Salvador. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro.
Suárez
Guerra justificou a demora em se pronunciar oficialmente sobre a lesão de Suárez alegando que o clube não pode ser pautado por tudo aquilo que sai em publicações. “Se eu ficar sempre respondendo se é verdade ou mentira o que sai lá fora eu não vou sair dessa cadeira e não vou conseguir gerir o clube”, argumentou.
Feita a introdução, porém, o presidente gremista confirmou que o centroavante uruguaio tem sim uma dor no joelho. “Isso não é segredo para ninguém”, afirmou.
Segundo ele, Suárez teria subestimado o Campeonato Brasileiro, considerado pelo mandatário tricolor “um campeonato muito forte, com uma logística muito pesada. Os jogos são muito combativos. Ele (Suárez) apanha muito. E tem que fazer um esforço tremendo para um jogador da idade dele”, disse.
Alberto Guerra confirmou também que Suárez gostaria de se consultar com seu médico, em Barcelona. “O Grêmio concorda, porque essa é uma relação médico-paciente importante, a qual a gente respeita. A questão é que nós estamos vendo o melhor momento para fazer isso para que atenda também os interesses do Grêmio”, argumentou.
Sobre a possibilidade até mesmo da aposentadoria do jogador, informação divulgada em GZH pelos repórteres Marco Souza e Eduardo Gabardo, depois desmentida pelo agora ex-vice-presidente Caleffi, Guerra deu a situação como “superada”, disse sem dar maiores explanações.
Por fim, Guerra desmentiu que o Inter Miami, dos EUA, tenha feito qualquer proposta por Suárez. “Não chegou nada”, ratificou em dois questionamentos.
Caleffi
Sobre o desligamento de Paulo Caleffi, Guerra negou que o fato esteja relacionado com seguidos atritos que o agora ex-vice-presidente veio a ter com jornalistas. “A gente sabe do estilo, se fosse por isso teria saído muito antes”, afirmou.
A palavra que Guerra utilizou para definir os acontecimentos entre ele e Caleffi foi “desalinhamentos”. ‘“Esse desalinhamento, quando começa a acontecer seguidamente, precisa prevalecer a hierarquia”, disse.
Guerra também anunciou Antônio Brum como novo vice de futebol do clube.