PROGNÓSTICO

Ar frio de origem polar irá derrubar a temperatura no RS

Além de frio, a previsão aponta possibilidade de geada no Rio Grande do Sul.

Frio no Rio Grande do Sul. Cidade de Porto Alegre. Foto: Alex Rocha/PMPA

Depois do calor e tempo abafado em diversas áreas do Rio Grande do Sul, o frio vai retornar ao Estado.

Uma nova frente fria começa a se aproximar do Rio Grande do Sul. Assim a temperatura começa a baixar ainda nesta terça-feira (27) na fronteira com o Uruguai por causa da chuva e da nebulosidade, provocada pela frente fria.

Mas o calor segue predominando no Estado ao longo do dia, principalmente na Região Central, Região dos Vales, Região Metropolitana e Litoral.

Segundo a Climatempo, na quarta-feira (28), enquanto a frente fria avança em direção a Santa Catarina, as nuvens de chuva e o ar frio de origem polar se espalham sobre todo o Rio Grande do Sul e a temperatura tem acentuada queda.

De acordo com o prognóstico da Climatempo, com o avanço do ar frio de origem polar, os últimos dias de junho serão frios para os gaúchos, com previsão de geada ao amanhecer na fronteira com Uruguai na quinta (29) e na sexta-feira (30).

Maiores temperaturas 

Conforme o Agora RS informou na última sexta-feira (23), uma massa de ar quente iria predominar no Rio Grande do Sul entre sábado (24) e até o fim desta terça.

Diversas áreas do território gaúcho vem tendo dias com temperaturas muito acima do que seria o normal para junho. Segundo a Climatempo Campo Bom, na Região Metropolitana, registrou 30,6°C, a maior temperatura no estado na segunda-feira (26).

Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, registrou 30,0°C e Canoas, também na Grande Porto Alegre, 29,4°C. Junto com os 29,5°C da Capital, estas foram as maiores temperaturas no Rio Grande do Sul na segunda, ressaltou a Climatempo.