PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

Estudantes de jornalismo resgatam história de personalidades que moraram em Porto Alegre

O trabalho tem como objetivo documentar o endereço de imóveis de personalidades históricas que moraram em Porto Alegre.

Nos três primeiros episódios, as alunas abrem as portas do Theatro São Pedro para contar a história de Eva Sopher. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratin

Quantas vezes você já passou em frente a uma casa e se perguntou quem morou ali? Pensando nisso, e com o objetivo de valorizar o patrimônio de Porto Alegre, estudantes do curso de Jornalismo da PUCRS lançaram um podcast de quatro episódios para contar um pouco mais sobre personalidades que, em algum momento da vida, moraram na capital gaúcha e colaboraram com a cultura local.

Disponível no Spotify e Google Podcast, o Saudosa Morada (@saudosamorada no Instagram) foi desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental de Rádio por Amanda Gorziza, Isadora Terra, Lara Moeller e Martina Santos, com supervisão dos professores Filipe Gamba e Tércio Saccol.

Nos três primeiros episódios, as alunas abrem as portas do Theatro São Pedro para contar a história de Eva Sopher; da casa de Erico Verissimo, um dos mais importantes autores gaúchos; e do bairro Ilhota, que foi casa do grande sambista Lupicínio Rodrigues.

Na despedida do podcast, que aconteceu na última sexta-feira (23), ressalta-se a importância da valorização do patrimônio imobiliário de Porto Alegre a partir da luta pela preservação da residência de Dyonélio Machado, autor do romance Os Ratos.

Mapeamento 

A iniciativa é um desdobramento do mapeamento feito pelas alunas Amanda, Lara e Luísa Gomes no ano passado. O trabalho tem como objetivo documentar o endereço de imóveis de personalidades históricas que moraram em Porto Alegre para evitar a destruição de locais que carregam a história da cidade.

A repercussão foi tão grande que, nesse semestre, as alunas decidiram dar continuidade à ideia, agora aprofundando mais sobre a vida dessas pessoas com relatos de amigos, familiares e pesquisadores.

Trabalho busca valorizar o patrimônio cultural e imobiliário da cidade. Foto: Divulgação