OPORTUNIDADE

Instituto abre 2 mil vagas gratuitas para cursos de capacitação profissional no RS

O Instituto PROA está com inscrições abertas para a capacitação para o trabalho com encaminhamento para o emprego após a formatura.

Depois da formatura, os estudantes são encaminhados para vagas de emprego.
Foto: Clara Zarth/Divulgação

O Instituto PROA está ajudando jovens gaúchos a conquistarem o primeiro emprego. Desde 2021, mais de 2.258 estudantes do Estado passaram pela capacitação on-line gratuita do PROA.

Neste ano, são 2 mil vagas no Rio Grande do Sul. E a oportunidade é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de setembro neste link. As aulas iniciam no dia 11 de setembro.

O instituto ressalta que oferece a capacitação para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. “Segundo dados do Ministério da Economia, desde 2016, a taxa média histórica de desemprego passa de 20% entre brasileiros de 18 a 24 anos. É mais que o dobro da taxa geral, que, no primeiro trimestre de 2023, chegou a 8,8%.”

“Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de maio, revelou que 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil. O número representa a maioria, 55%, das pessoas que estão nessa situação no país”, completou.

Jovens como Daniela Nunes, de 19 anos, de Gravataí, não integram essa estatística. Ela cursou a última turma de capacitação do PROA no Rio Grande do Sul e agora comemora a vaga de emprego na Sodexo.

“Sempre busquei por espaços que gerem conquistas para além de mim, mas hoje, menos de um mês após a formatura do PROA, tive a oportunidade de fazer parte do time Sodexo, que acredita nos mesmos ideais que eu e apoia meus objetivos, que valoriza meu trabalho, mas que sabe identificar o ser humano por trás do colaborador”, destacou Daniela.

A satisfação de conquistar uma vaga de emprego é compartilhada pela jovem Emily Rolim, de 17 anos, de Alvorada. Agora, ela concilia as aulas do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de sua cidade com seu primeiro emprego.

“Estou trabalhando em uma das melhores empresas, a Getnet, tudo graças ao PROA, que me trouxe essa oportunidade incrível de começar tão bem a minha trajetória profissional, além de conhecer pessoas de vários lugares do país, que também passaram pela capacitação”, relatou Emily.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados.

Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Sodexo, Auxiliadora Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os jovens gaúchos.

O curso

Durante a capacitação de três meses e 100h, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia).

Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

Vagas para empregadores

Além das empresas que já apoiam o projeto com a oferta de vagas, empresas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente neste link, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.