A previsão do tempo aponta que o frio vai voltar a ganhar força na próxima semana no Rio Grande do Sul.
O ar quente e úmido está predominando no Rio Grande do Sul, ele vai seguir como destaque no território gaúcho até terça-feira (27). De acordo com o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), a parti de quarta-feira (28) uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul.
Além de chuva, a previsão aponta que o frio vai ganhar força no Rio Grande do Sul, o fenômeno irá derrubar as temperaturas no território.
El Niño
O fenômeno El Niño vai se fortalecendo ao longo do inverno e sua influência no clima do Rio Grande do Sul será maior no fim da estação, aumentando a possibilidade de mais enchentes no Estado.
Segundo a Climatempo, a mudança na circulação de ventos sobre a América do Sul provocada pelo El Niño, leva mais ar quente e úmido para a Região Sul do Brasil, intensificando o volume e a frequência da chuva no território gaúcho.
Além disso, as frentes frias continuam passando pelo Rio Grande do Sul e também deixam áreas de instabilidade, que podem provocar chuva forte e volumosa.
O primeiro efeito do El Niño ocorreu semana passada no Rio Grande do Sul, com a formação do ciclone extratropical, que provocou chuva intensa no Estado.
Conforme a Climatempo, a água do mar com temperatura de 2°C a 3°C acima do normal no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foi um importante fator de aumento do volume de chuva. Com a o mar quente, mais água é evaporada para a atmosfera para reforçar as nuvens de chuva.
Pela medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Porto Alegre recebeu 141,7 mm entre 9 horas do dia 15 e 9 horas do dia 16 de junho de 2023. A Climatempo ressalta que esta foi a maior chuva em 24 horas para junho em Porto Alegre em 107 anos, desde 1916.