Após casos de violência, a prefeitura de Porto Alegre decretou, nesta sexta-feira (23), que o consumo e a venda de bebidas alcoólicas estão proibidos na Orla do Guaíba e no Parque Marinha do Brasil.
Segundo a prefeitura, o documento, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, foi construído levando em conta a necessidade de ampliar as ações dos órgãos de segurança e da retomada do policiamento 24h da Brigada Militar no local.
Melo enfatiza que a Orla do Guaíba é um espaço de convivência caro à população, de referência a milhares de turistas que visitam Porto Alegre e que não pode ficar marcado por casos de violência.
“O espaço público precisa ser usado com liberdade e com muita responsabilidade. A Orla não pode ser dos bagunceiros, mas tem que ser das pessoas que respeitam a lei, querem o bem-estar social e a boa convivência. É isso que devemos garantir”, ressaltou.
Entre as medidas, fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcóolicas no perímetro estabelecido da meia-noite às 8h do dia seguinte. A vedação também vale para distúrbios sonoros causados por qualquer tipo de equipamento de som, das 22h às 8h do outro dia, e a venda por meio de tele-entrega de bebidas alcoólicas e alimentos a quem esteja em via pública.
Segundo a prefeitura, a Guarda Municipal será responsável por dispersar aglomerações que perturbem o sossego público.