O ciclone que trouxe inúmeros prejuízos para o Rio Grande do Sul começa a se afastar do Estado neste sábado (17). O tempo voltará a ficar firme em todas as regiões gaúchas, embora em algumas com maior nebulosidade, indica a previsão do tempo. A trégua das chuvas deve prosseguir até a quarta-feira (19), quando uma nova frente fria avança do Uruguai em direção ao Estado.
Chuvas isoladas e de fraca intensidade podem ser registradas em cidades da região metropolitana, Vales dos Sinos e Paranhana e Serra gaúcha neste sábado. Nada comparável ao que choveu entre a noite de quinta-feira e a metade de sexta.
Os principais rios devem manter níveis elevados ao longo do dia, porém em declínio. Há alerta para para a possibilidade de inundação pelas cheias dos rios Caí, Sinos, Gravataí e Guaíba, além do risco de deslizamentos de terra em áreas de risco devido ao solo encharcado.
No começo do dia, as temperaturas voltam a ficar mais baixas que os dias anteriores e sobem pouco na parte da tarde. Em Porto Alegre, a previsão é de predomínio de sol entre algumas nuvens. Temperaturas variando entre 9°C e 16°C. Em Tramandaí, no Litoral Norte, previsão de tempo predominantemente nublado e termômetros entre 11°C e 16°C.
Já em São Sebastião do Caí, que está em alerta para cheia do rio Caí, a previsão é de tempo nublado. Mínima de 10°C e máxima de 17°C. E em Santa Maria, na região Central do Estado, o sol volta a predominar, com temperaturas variando entre 8°C e 16°C.
No domingo, é o frio que vai dar as caras no campos gaúchos. O sol vai predominar entre poucas nuvens e as temperaturas mínimas ficam ainda menores. Chance de geada nas áreas Campanha, Sul e Serra gaúcha, devido à intensificação do ar frio.